sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Primeira atividade do Bicicleta Livre na Associação Viver


O grupo Viva a Bicicleta surgiu do encontro do projeto Bicicleta Livre com a Associação Viver da Cidade Estrutural, através do Núcleo de Extensão da Universidade de Brasília. A Estrutural pode ser vista como uma cidade das bicicletas, já que a magrela é o principal meio de transporte dos moradores, além dos próprios pés.


Apesar do baixo número de carros, a cidade tem sido urbanizada cada vez mais de uma forma excludente para pedestres e ciclistas, reflexo da lógica de segregação espacial presente em todo Distrito Federal. No caso da Viver, a bicicleta é ainda mais presente no dia-a-dia das pessoas, servindo de meio de transporte mais acessível para a Associação, localizada ao lado do Lixão. Apesar das bikes tomarem as ruas na Estrutural, a construção das vias ainda parte da perspectiva de que a palavra trânsito se refere simplesmente ao trânsito do carro, meio de transporte individual e poluente, e não ao direito de todo cidadão de ir e vir, independente de meio utilizado e faixa etária.  No caminho da Viver, ciclistas e pedestres (alun@s, professor@s e funcionári@s) enfrentam um percurso sem calçada e sem qualquer tipo de sinalização. O asfalto é maltratado pelo enorme número de caminhões de lixo, com os quais dividem a rua diariamente.


No sentido de fomentar essa discussão, o projeto Bicicleta Livre iniciou encontros semanais dentro da Associação com alun@s de diferentes turmas. No primeiro encontro se discutiu do que se trataria o grupo e quais seriam suas atividades. 

 

Várias ações foram propostas e definidas pelos membros do novo projeto. A princípio, algumas atividades lúdicas estão sendo desenvolvidas pelo grupo, tais como rodas de conversa, cinedebate, oficinas de stencil e passeios ciclisticos.



As fotos são do primeiro dia de atividades e a idéia desse blog surgiu no sentido de expor os registros das atividades e buscar experiências semelhantes ou mesmo parceiros. Para o futuro, o Viva a Bicicleta espera conseguir inaugurar um sistema de bicicletas comunitárias dentro da Associação, numa perspectiva semelhante ao implementado pelo Bicicleta Livre na UnB, além da criação de uma oficina mecânica comunitária que dê suporte para a cursos de capacitação para jovens e adultos.

 
 
 

e

VIVA A BICICLETA!




 Vídeo-relato da primeira atividade:

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