sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Concurso SHOW ME A REASON TO BIKE

        Galera, agradecemos o apoio de todos e espero que estejamos cada vez mais próximos de arrecadar os fundos pra construção da oficina comunitária! A ideia é receber quadros e peças doadas de bikes que ficam paradas nas garagens do DF e colocá-las pra rodar na Viver.
       Pra quem ainda não conhece, nossa missão é reaproveitar as bikes paradas e padronizá-las para que estudantes, funcionários e professores possam usar as bicicletas para ir pra casa em um sistema semelhante ao do aluguel de um livro em um biblioteca. O aluno/funcionário/professor coloca o seu nome na lista de espera e assim que for devolvida já podem rodar de novo pro seu novo destino.
Bom, para tanto precisamos arrecadar dinheiro e por isso entramos no concurso fotográfico Show Me a Reason to Bike. É uma idéia muito legal do site whybiking.com de um concurso de fotografias e cartoons tendo como prêmio uma City, bicicleta dobrável muito foda. Entramos com duas fotos:


          São todas fotos tiradas em dias de atividades. Na verdade tivemos muita dificuldade em escolher as fotos já que cada uma trazia um ar diferente, seja de descontração, liberdade e diversão. Enfim, chegando ao que interessa, se por acaso ganharmos a bici, iremos rifa-la ou vende-la e todo dinheiro arrecada será revertido para a construção da oficina comunitária na cidade Estrutural. Então, quem gosta e apoia o projeto não custa nada votar em uma de nossas fotos! Para votar:


e VIVA A BIKE!!!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Trote Solidário e Pedalada na Estrutural!

      Na última sexta-feira, dia 15 de outubro, ocorreu o trote solidário da UnB na Associação Viver da Estrutural. Foi uma boa iniciativa no sentido de apresentar espaços diferentes de aprendizado para os novos alunos da Universidade.

 Já desenvolvendo outras atividades no espaço, nós do Viva a Bicicleta e do Núcleo de Extensão da Estrutural não poderíamos ficar de fora. Muitas atividades foram propostas por diversos grupos da Univesidade, desde reaproveitamento de alimentos, oficina de origami, bioconstrução, atividades lúdicas, gincanas e inclusive uma pedalada pela Estrutural! A idéia era realizar um passeio-mobilização pela cidade no dia das ciranças, no sentido de propiciar um momento de diversão e liberdade em nome da mobilidade! Após a definição do trote solidário na Viver percebemos que poderíamos incluir a atividade em um dia de vivências pralém dos muros da universidade que pudesse englobar também a comunidade acadêmica. Apesar da limitação do número de bikes do projeto, conseguimos levar 20 bikes pra Viver, além de convidar alunos da Associação a levar suas própias bikes. O que não foi grande problema, já que grande parte já usa a bicicleta como principal meio de transporte para a Viver.




     A primeira atividade ocorreu com os adolescentes e foi uma pedalada com apitaço pela cidade, em um percurso de 6km determinado pelo Viva a Bicicleta, passando pelos principais pontos da cidade. Contou com a presença de calouros da Universidade, educadores, membros do Bicicleta Livre e pelo menos 30 alunos da Associação. Após a volta na cidade, os alunos mais novos esperavam impacientemente por sua vez e não deu outra. Assim que as bicicletas começaram a chegar, os menores foram tomando seus postos e as amarelinhas começaram a rodar dentro do espaço aberto da Associação.






       A atividade foi um sucesso e esperamos que outras ocorram, quem sabe uma pedalada com mais bikes e incluindo as possíveis bikes comunitárias da Viver! Vamos que vamos!











Fotos: Mel
Mais fotos em: http://ven.to/cJL

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Primeira atividade do Bicicleta Livre na Associação Viver


O grupo Viva a Bicicleta surgiu do encontro do projeto Bicicleta Livre com a Associação Viver da Cidade Estrutural, através do Núcleo de Extensão da Universidade de Brasília. A Estrutural pode ser vista como uma cidade das bicicletas, já que a magrela é o principal meio de transporte dos moradores, além dos próprios pés.


Apesar do baixo número de carros, a cidade tem sido urbanizada cada vez mais de uma forma excludente para pedestres e ciclistas, reflexo da lógica de segregação espacial presente em todo Distrito Federal. No caso da Viver, a bicicleta é ainda mais presente no dia-a-dia das pessoas, servindo de meio de transporte mais acessível para a Associação, localizada ao lado do Lixão. Apesar das bikes tomarem as ruas na Estrutural, a construção das vias ainda parte da perspectiva de que a palavra trânsito se refere simplesmente ao trânsito do carro, meio de transporte individual e poluente, e não ao direito de todo cidadão de ir e vir, independente de meio utilizado e faixa etária.  No caminho da Viver, ciclistas e pedestres (alun@s, professor@s e funcionári@s) enfrentam um percurso sem calçada e sem qualquer tipo de sinalização. O asfalto é maltratado pelo enorme número de caminhões de lixo, com os quais dividem a rua diariamente.


No sentido de fomentar essa discussão, o projeto Bicicleta Livre iniciou encontros semanais dentro da Associação com alun@s de diferentes turmas. No primeiro encontro se discutiu do que se trataria o grupo e quais seriam suas atividades. 

 

Várias ações foram propostas e definidas pelos membros do novo projeto. A princípio, algumas atividades lúdicas estão sendo desenvolvidas pelo grupo, tais como rodas de conversa, cinedebate, oficinas de stencil e passeios ciclisticos.



As fotos são do primeiro dia de atividades e a idéia desse blog surgiu no sentido de expor os registros das atividades e buscar experiências semelhantes ou mesmo parceiros. Para o futuro, o Viva a Bicicleta espera conseguir inaugurar um sistema de bicicletas comunitárias dentro da Associação, numa perspectiva semelhante ao implementado pelo Bicicleta Livre na UnB, além da criação de uma oficina mecânica comunitária que dê suporte para a cursos de capacitação para jovens e adultos.

 
 
 

e

VIVA A BICICLETA!




 Vídeo-relato da primeira atividade: