terça-feira, 23 de novembro de 2010

X Semana de Extensão da Universidade de Brasília



Do dia 8 ao 12 de novembro ocorreu a X Semena de Extensão na UnB, evento que contou com atividades de todos os tipos e para todos os gostos, se configurando um ótimo ambiente para a troca de experiências entre projetos de extensão. Via-se desde atividades como mesas abertas e apresentações orais até atividades culturais e intervenções urbanas. Neste evento foi possível encontrar projetos de diversas áreas tais como inovação tecnológica, educação, sustentabilidade, trabalho, saúde e política. Eram todas atividades que buscavam dialogar sobre o que entendemos por Extensão. Apesar das diversas interpretações, projetos como o Política na Escola, E eu com Isso? e Bicicleta Livre têm buscado o entendimento da Extensão como um caminho de transformações sociais a partir do diálogo com a sociedade, da qual a universidade tem se descolado. Desta forma, abre-se a possibilidade de o conhecimento universitário dialogar com o conhecimento comunitário e também abre-se a oportunidade da construção de um produto verdadeiramente efetivo no sentido de uma transformação positiva para todos.


Sendo assim, projetos como o Bicicleta Livre, o Política na Escola e o Núcleo de Extensão da Estrutural não poderiam ficar de fora dessa semana, desenvolvendo e auxiliando atividades como a mesa Olhar da comunidade sobre a Extensão com militantes e educadores da cidade Estrutural, a apresentação teatral do Política na Escola sobre movimentos sociais, uma video-conferência do Bicicleta Livre com projetos de mobilidade urbana semelhantes de universidades paulistas e claro apresentações orais e de pôster que são de praxe.

Mas o que realmente se destacou entre as atividades foi a visita das crianças e adolescentes que frequentam a Associação Viver à Universidade. Às 9 horas da manhã do dia 10 dois ônibus chegaram com quase 90 jovens que foram divididos em grupos. Diversas foram as atividades e projetos visitados, todos voltados para a faixa-etária. Aproveitamos então para realizar nossas maravilhosas atividades informais. Ficamos com a turma mais velha e fizemos um tour pela Universidade até a Faculdade de Educação Física e o Centro Olímpico, onde visitamos a oficina do projeto e discutimos a implementação da oficina e do sistema de bicicletas comunitárias na Estrutural. No caminho, aproveitamos para tematizar duas paradas de ônibus com a questão da mobilidade urbana. Foi uma semana muito interessante e espero que cada vez mais eventos como este sejam possíveis, quem sabe fora da universidade e mais vezes no ano! É bom sonhar alto hehehe!





Fotos: Marina Ainara

Um comentário:

  1. uhuuulll!!!
    Viva a bicicleta, galera.
    Bem da hora esas fotos.
    Parabéns pra todos.

    ResponderExcluir