sexta-feira, 25 de maio de 2012

PRIMEIRA ATUALIZAÇÃO DO ANO: Oficina Comunitária e novo curso de mecânica de bicicletas

Depois de muito tempo sem atualizar o blog, retomamos as postagens aqui com ótimas notícias. =)

A sonhada Oficina Comunitária de Bicicletas da Estrutural - Bicicleta Viva (sim, o nome mudou!) saiu do campo das idéias para partir à prática. Acolhida/sediada na oficina de mecânica Fox Bike, após algumas reformas, está quase pronta para receber até 30 inscritos em curso de mecânica em bicicletas. As aulas serão dirigidas a crianças (a partir de 10 anos de idade), jovens e adultos e serão ministradas pelos professores Johnny (da oficina Johnny Bike) e seu Francisco. Também conhecido como Fox, seu Francisco montou a sua própria oficina em sua casa e agora abre as suas portas para as atividades do Bicicleta Viva, isso depois de ter participado do curso de mecânica de bicicletas realizado no ano passado e relatado na última postagem.

Na oficina, além das atividades de capacitação em mecânica, uma cooperativa formada por mecânicos capacitados no curso do ano passado montará bicicletas recicladas a partir de bicicletas que estavam encostadas em prédios, casas e delegacias e que foram doadas à ONG Rodas da Paz e ao projeto Bicicleta Livre, em parceria com a Transamérica, e posteriormente revertidas ao projeto Bicicleta Viva. As bicicletas recicladas serão vendidas para geração de renda para os cooperados e para a manutenção do projeto.

Agradecemos à ONG Rodas da Paz e ao Coletivo da Cidade, que juntos apresentaram o projeto aprovado no edital do Fundo Nacional de Solidariedade da Cáritas Brasileira, recurso que permitiu ajuda de custo para os instrutores e compra de peças e materiais!

Sigamos em frente, pedalando e lutando por melhores condições sociais+ambientais!

Endereço da Oficina: Quadra 3, conjunto 4, lote 1, Setor Norte, Cidade Estrutural




3 comentários:

  1. Muito legal, o curso será apenas básico ou vai ser apresentada algum manejo mais técnico como "manutenção de pneus tubeless" ou "manutenção de freios a disco" ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson, o curso será mais básico. Pretendemos dar aulas de mecânica um pouco mais avançada para os que participaram da turma do ano passado, porém não chegará a este nível de profundidade.

      Excluir
  2. Oi gente! Muito bom ver o nosso trabalho tomando forma! Essa parceria ainda vai longe.

    Esperamos todo mundo da estrutural, com suas bicicletas de todos os tipos, ocupando a praça das bicicletas, no domingo dia 03 para o passeio da Rodas da Paz!

    um abraço,
    Jonas

    ResponderExcluir